Avançar para o conteúdo principal

ENDE: Avaria no sistema informático paralisa pagamento de energia eléctrica no país

 A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) declarou o decurso de trabalhos para superar "o mais rápido possível uma avaria que, na segunda-feira, paralisou a venda pré e pós-paga de energia, impossibilitando o acesso ao serviço em todo o país.

Uma nota distribuída pela companhia indica que a interrupção abarca todos os canais de pagamento, envolvendo os virtuais (efectuados nas plataformas digitais) e os essenciais (balcões e agentes autorizados) nas 18 províncias do país.

O documento refere que decorrem trabalhos para normalização da situação o mais breve possível.

Números divulgados em Julho, pelo administrador executivo para a Cadeia de Abastecimento, Exploração e Manutenção, pedro Buca, em Malanje, indicam, que a ENDE conta com 1,931 milhões de clientes, 500 mil dos quais inseridos no sistema de contagem de pré-pagamento, um modelo de negócio que tem contribuído de forma significativa para a elevação das receitas.

A dívida dos clientes em todo o país está avaliada em 209 mil milhões de kwanzas, constituindo-se numa preocupação para a empresa, por inviabilizar a execução de projectos de expansão da rede em vários pontos do país em que ainda não há oferta pública de electricidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Angola e Argentina projectam Consultas Politicas para breve

Angola e Argentina reconheceram, terça-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, ser imperioso a realização, em breve, da II Reunião sobre Consultas Políticas entre os ministério das Relações Exteriores dos dois países. Num comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores enviado ao JA Online, lê-se que na ocasião, os dois países manifestaram, também, a vontade de trabalhar no sentido da efectivação da 2.ªSessão da Comissão Mista Bilateral.    A reunião de trabalho, que decorreu à margem da 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, serviu para avaliar o estado das relações político-diplomáticas e de cooperação entre os dois países, com vista ao aprofundamento e incremento da relação bilateral.  Angola e a Argentina têm submetido entre si instrumentos jurídicos que precisam ser finalizados. Os dois países realizaram a última Reunião sobre Consultas Políticas em 2012, em Luanda, e a Comissão Bilateral em 2009, em Buenos Aires.

Direcção do Hospital Américo Boavida suspende equipa de serviço

  A direcção do hospital Américo Boavida anunciou, nesta terça-feira, em Luanda, a suspensão, com efeito imediato, do médico e todos os membros de serviço, por não prestarem assistência ao jovem José Soma, de 25 anos, que acabou por morrer. Os implicados, realça o documento, vão estar suspensos enquanto decorrer o inquérito instaurado para apurar o sucedido. No comunicado, a direcção informou que vai dar todos os esclarecimentos à Procuradoria Geral da República (PGR) e a Ordem dos Médicos de Angola. A direção do hospital reitera, no documento, o compromisso inalienável com a humanização dos serviços. "Lamentamos profundamente o ocorrido”, realça. A ocorrência O jovem José Soma, morreu, na manhã de ontem, à porta do Hospital Américo Boavida, em Luanda. Em entrevista ao Jornal de Angola, a mãe do malogrado, Cândida Domingas, explicou que, nos últimos dias, o jovem queixou-se de fortes dores, febres e que não conseguia ficar em pé. Na madrugada de ontem, contou, levaram o jovem ao H